A kombucha é o nome dado a uma bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos. É ligeiramente gaseificada de sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da cidra, caracterÃsticas que tornam esta bebida, em geral, facilmente aceite pelos consumidores. A produção tÃpica de kombucha é feita com base de chá preto ou verde ao qual é adicionado sacarose (açúcar) e SCOBY (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), uma cultura de bactérias e leveduras.
A kombucha pode variar de acordo com o tipo de chá usado como base, concentração de sacarose, tipo de SCOBY, temperatura do chá antes da adição de SCOBY (não deve ser superior a 20º) e tempo de fermentação (3 a 60 dias). A adição de 50g de açúcar por litro de chá parece ser suficiente para atuar como substrato de fermentação de SCOBY.
Os benefÃcios para a saúde.
O consumo da kombucha tem sido associado a efeitos benéficos na saúde dos consumidores, nomeadamente na melhoria da microbiota intestinal e do sistema imunitário. Tal facto pode dever-se à presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12), vitamina C e probióticos.
Os efeitos benéficos da kombucha são ainda atribuÃdos devido à presença de chá preto ou chá verde, ricos em catequinas e flavonóides, dois polifenóis antioxidantes. Estes compostos bioativos têm demonstrado benefÃcios na redução do colesterol sérico e na pressão arterial (fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares), entre outras patologias.
Como funcionam as bebidas fermentadas?
- Alargam os vasos sanguÃneos
- Remover toxinas do corpo e regular a digestão
- Proteger e desenvolver o sistema imunitário
- Melhorar o fornecimento de sangue aos músculos e eficiência corporal
- Ajuda na digestão e a regular o trânsito intestinal;
- Fortalece a flora intestinal e pode ajudar a fortalecer a nossa imunidade;
- Pode ajudar a melhorar a qualidade da pele;
- Promove melhorias no Bem-Estar geral e na Saúde Mental por fortalecer a flora intestinal
- Pode ajudar na perda de peso (as bactérias intestinais ajudam a manter a integridade das células intestinais e melhoram todos os processos digestivos, por isso, permitem absorver menos toxinas e gorduras, o que é importante para manter um peso saudável. Além disso, ajudam a controlar a produção da hormona da saciedade, o que contribui para a redução de episódios alimentares compulsivos e emocionais.)
- Aumenta os nÃveis de energia (kombucha é uma fonte natural de vitamina B12, resultante do processo de fermentação, que en vez está intimamente ligada aos nossos nÃveis de energia).
0 Comments